quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Artesão de Amambai conquista 1ª colocação em prêmio Estadual

 

13/11/2020

Artesão produz esculturas e peças em argila desde a década de 80. Fotos: Divulgação

Com a obra “O Ervateiro”, o artesão de Amambai, Carlos Joel Fernandes Vieira, conquista o primeiro lugar no 17º Prêmio do Centro Referencial do Artesanato de Mato Grosso do Sul - Lei Aldir Blanc. O resultado pode ser conferido no Diário Oficial desta terça-feira, dia 10. 

 

Escultura feita em argila pelo artista Joel Vieira de Amambai

                                          O artesão Joel Vieira faz esculturas com argila desde a década de 80, com a produção de peças decorativas, ornamentais, utilitárias, entre outras. Para a obra “Ervateiro”, o artista conta que se inspirou na história da nossa região. “Esta figura foi criada a partir da história regional. (...) Pessoas do Rio Grande do Sul vieram para cá e viram na erva mate uma fonte de desenvolvimento econômico. (...) A atividade precisava dos serviços do ervateiro, que carregava um fardo (raído) nas costas que pesava cerca de 250 kg”, conta. 

                                       A sua obra ficará exposta no Centro Referencial do Artesanato de Mato Grosso do Sul. O resultado foi recebido com grande alegria pelos gestores de arte e cultura de Amambai. A instrutora de arte e cultura da SEDESC, Alessandra Tavares, destacou a importância da premiação do artesão. 

“O trabalho do Joel é magnífico. Ele retrata muito bem a nossa história no trabalho dele com a argila, escultura e artesanato. Ele tem uma sensibilidade muito grande. É merecedor de todas as conquistas. Ele merece ser parabenizado mesmo por todo o trabalho dele e por tudo que ele significa para nós, pois ele está levando o nome da nossa cidade no Estado. É só motivo de orgulho, além de ser um profissional extremamente competente, organizado, ele contribui muito com o desenvolvimento cultural da nossa cidade”, destaca Alessandra Tavares - (Atriz e Teatróloga).

Fonte: Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta

https://agazetanews.com.br/noticia/cidade/157889/artesao-de-amambai-conquista-1a-colocacao-em-premio-estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artesão de Amambai conquista 1ª colocação em prêmio Estadual

  13/11/2020 Artesão produz esculturas e peças em argila desde a década de 80. Fotos: Divulgação Com a obra “O Ervateiro”, o artesão de ...