terça-feira, 9 de outubro de 2012

Livro Causos e Prosas lançado por Odil Puques retrata a cultura de Amambai.

O escritor Odil Puques (D) com o artista Márcio Arruda interpretando um dos personagens do livro Causos e Prosas, o Tio Domiro.
a prestigiar o lançamento do livro Causos e Prosas, pela Life Editora, do advogado Odil PuquesEstavam lá a família, os amigos, músicos, artistas, a comunidade, enfim, os que valorizam a cultura. Todos par.
A realização do lançamento no dia do aniversário de Amambai, 28 de setembro, e na Câmara de Vereadores traduz a importância dada pelo autor à cultura regional.
No início, conta ele, não existia a pretensão das histórias estarem todas reunidas em um livro. Eram histórias contadas aos amigos, pelos amigos, recontadas por ele, causos de Amambai.
O que parecia ser apenas um hobby com a intenção de difundir o que se ouvia dos mais velhos, virou um projeto editorial. Agora, os personagens da nossa Amambai, muitos velhos conhecidos, como o Tio Domiro, estão convivendo lado a lado nas páginas do livro. Sim, qualquer semelhança com a realidade não é coincidência. O livro tem narrativas ficionais.
Nele são relatados os causos mais famosos referentes a lendas, crendices, histórias que foram e são contadas pelos antepassados e também aquelas que se agregaram ao molho cultural que é a região da cidade de Amambai, bem como tradições culturais e regionais.
Abrilhantando o evento, ou melhor, musicando o livro, estava lá o Grupo Canto a Três, formado pelos irmãos Juninho Fonseca e André Fonseca, pela sobrinha deles, Francieli Fonseca, e por Gillana Cavalcanti. Também se apresentou o músico amambaiense Roby Zorello Vieira de Lima. O cerimonial do evento foi feito por Micheli Matos.
Quando menos esperávamos, o personagem Tio Domiro, interpretado pelo artista Márcio Arruda, nos brindou com sua presença. Era a ficção saindo da literatura. Ou será que era a realidade transformada em arte? Não interessa. O que vale é a oportunidade que os presentes tiveram de conhecer um pouco mais da história de Amambai.
Como eternizou Fernando Pessoa:
"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Foram publicadas 300 unidades da 1° edição do livro Causos e Prosas. Cada exemplar contém 117 páginas e está a venda a partir de hoje, 28, pelo valor de R$ 20,00.
Fonte: www.amambainoticias.com.br

Um comentário:

  1. Olá Odil, grande abraço. Desculpe por não poder comparecer. Também não pude trazer as esculturas para o lançamento do seu livro devido a correria do evento em que eu estava participando, mas percebí que você levou uma escultura minha do Ervateiro. De qualquer forma te desejo sucesso em sua nova caminhada e que você possa trazer aí para nós novos lançamentos de histórias da nossa cultura.

    ResponderExcluir

Artesão de Amambai conquista 1ª colocação em prêmio Estadual

  13/11/2020 Artesão produz esculturas e peças em argila desde a década de 80. Fotos: Divulgação Com a obra “O Ervateiro”, o artesão de ...